João Salto

João Salto

O PRINCÍPIO...

Minha foto

A E. M. "João Salto" foi criada pela lei municipal n.º 353, de 25/10/60, pelo prefeito João Salto, autoridades constituídas e demais políticos daquela época, que verificaram a evasão dos jovens que buscavam em outras cidades campo para sua formação profissional. Deu-se o nome de "Escola Técnica de Comércio Municipal de Laranjal Paulista", iniciando suas atividades em um prédio no Largo São João. Depois desempenhou suas atividades no então "Grupo Escolar Quinzinho do Amaral" e em 1968 passou a funcionar no prédio atual. Em 1976, atendeu pelo nome de “Colégio Comercial Municipal de Laranjal Paulista”; em 1977, “Colégio Comercial Municipal “João Salto”; em 1980, Escola Municipal de Primeiro e Segundo Graus “João Salto”; em 1999, Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio “João Salto”; a partir de 2001 até os dias atuais, atende pelo nome de Escola Municipal “João Salto”. Todo ano letivo traz o conhecimento para mais de mil alunos matriculados no ensino fundamental e médio.

UM ESPAÇO A MAIS PARA A NOSSA COMUNICAÇÃO

Disponibilizamos um e-mail para que você possa nos enviar suas fotos, videos, mensagens, dúvidas e outras coisas que possam ser divulgadas no blog ou respondidas. Nos mande a foto ou video que você tem do passeio em classe, alguma matéria que interesse aos seus amigos, algum fato importante... você pode colaborar com a divulagação neste blog. Pedimos que as mensagens enviadas sejam devidamente identificadas e que esteja escrito a autorização da divulgação. Segue o endereço:
emjsalto@gmail.com

terça-feira, 23 de outubro de 2012

A ALIMENTAÇÃO E O COMBATE AO CÂNCER DE MAMA


Outubro foi escolhido como o mês de conscientização sobre o câncer de mama , uma das doenças mais letais entre as mulheres. Para os oncologistas, a primeira mudança indicada para o chamado “Outubro Rosa” está na alimentação.
As pesquisas sobre os efeitos da dieta saudável na prevenção dos tumores já estão consolidadas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) o controle do peso e a substituição dos industrializados por alimentos saudáveis são capazes de reduzir em 28% os casos de câncer de mama. Fazendo as contas isso indica que, apenas em 2012, 14 mil novos casos da doença seriam evitados, já que são esperados 52 mil novos registros no ano.
A nutricionista da Clínica Mayo da Flórida (EUA), Sonia Murgueytio Jurado, elencou quais são os alimentos mais protetores contra o câncer de mama. Segundo ela, esses ingredientes são ricos em ligninas, flavonoides e licopenos. Além disso, ela orienta a reduzir o consumo de carne vermelha para apenas duas vezes por semana, utilizar o azeite de oliva no cozimento dos produtos e apostar nas comidas frescas e não industrializadas. Outra dica é colocar frutas em todas as refeições, seja na salada ou sobremesa.
FEIJÃO é rico em fitoestrogênio: o consumo limita o efeito prejudicial dos hormônios da menopausa.
O TOFU também é rico em fitoestrogênio que atenua a mudança hormonal, um dos gatilhos do câncer de mama
CASTANHA-DO-PARÁ ajuda a proteger contra o câncer, por ser rica em lignina.
As AMORAS possuem licopeno, pigmentos protetores por reforçarem a imunidade do organismo. 
ERVILHAS  têm fitoestrogênio ideias para equilibrar a ação negativa do estrogênio.
Use AZEITE DE OLIVA no preparo dos alimentos porque eles reduzem as substâncias gordurosas causadoras de câncer.
Os PÃES E MASSAS INTEGRAIS  favorecem a mulher pois são riscos em componentes antioxidantes. 
BETERRABA é rica em flavanoides e um fotoquímico indicado na prevenção ao câncer de mama.
CHÁ VERDE tem ação antioxidante.
MORANGOS também são ricos em licopenos e flavanoides, que atuam no equilíbrio hormonal. 
TOMATE contém licopeno, substância que protege ação dos radicais livres.
Já as NOZES são ricas em ligninas, que protegem o corpo das gorduras nocivas.
MAÇÃ é rica em flavanoides, que reforça a proteção do organismo em especial após a menopausa. 
A MELANCIA contém licopeno que previne a oxidação das células.