João Salto

João Salto

UM ESPAÇO A MAIS PARA A NOSSA COMUNICAÇÃO

Disponibilizamos um e-mail para que você possa nos enviar suas fotos, videos, mensagens, dúvidas e outras coisas que possam ser divulgadas no blog ou respondidas. Nos mande a foto ou video que você tem do passeio em classe, alguma matéria que interesse aos seus amigos, algum fato importante... você pode colaborar com a divulagação neste blog. Pedimos que as mensagens enviadas sejam devidamente identificadas e que esteja escrito a autorização da divulgação. Segue o endereço:
emjsalto@gmail.com

terça-feira, 16 de outubro de 2012

SAÚDE DA MULHER: OUTUBRO ROSA

A Prefeitura de Laranjal Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participa este ano do movimento “Outubro Rosa”, comemorado em todo o mundo. O evento, que conta com ações como a de iluminar de rosa monumentos e prédios públicos, tem como objetivo, divulgar informações sobre o câncer de mama e estimular a realização do autoexame e também da mamografia.

Faça o autoexame uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o autoexame deve ser feito num mesmo dia de cada mês. Observe se com o movimento dos braços aparecem alterações de contorno e de superfície das mamas. Deitada, a mão direita apalpa a mama esquerda e vice-versa: com movimentos circulares suaves vá apertando levemente a mama com as pontas dos dedos; aperte os mamilos para observar a saída de secreção.

A Secretaria de Saúde realiza permanentemente a campanha de Rastreamento de Mamografias, encaminhando as pacientes para a realização do exame no Centro de Mamas e a UNESP em Botucatu. Para participar é preciso procurar o Posto de Saúde mais próximo e preencher o formulário específico. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 3283-8332 ou 3283-1117. Participe!
“Ninguém é imune ao câncer de mama. Quando nós falamos sobre o câncer de mama, não há  mulheres ou heroínas. Todas tem de fazer o auto-exame mensalmente. Lute conosco contra esse inimigo e, em caso de dúvidas, fale com o seu médico”.