João Salto

João Salto

UM ESPAÇO A MAIS PARA A NOSSA COMUNICAÇÃO

Disponibilizamos um e-mail para que você possa nos enviar suas fotos, videos, mensagens, dúvidas e outras coisas que possam ser divulgadas no blog ou respondidas. Nos mande a foto ou video que você tem do passeio em classe, alguma matéria que interesse aos seus amigos, algum fato importante... você pode colaborar com a divulagação neste blog. Pedimos que as mensagens enviadas sejam devidamente identificadas e que esteja escrito a autorização da divulgação. Segue o endereço:
emjsalto@gmail.com

domingo, 1 de setembro de 2013

SUGESTÃO DE LEITURA: J. R. R. TOLKIEN


John Ronald Reuel Tolkien o autor que deu origem à literatura de fantasia, aos jogos de estratégia e que criou todo um universo de raiz... a Terra Média. Autor da magnífica trilogia O Senhor dos Anéis e de O Hobbit. Além destas importantes obras, J. R. R. Tolkien também nos deixosu outros livros, menos famosos, mas também muito ótimos para a leitura. Abaixo descrevemos 3 obras, "O Silmarillion" e outros dois que foram iniciados por J. R. R. Tolkien e concluídos pelo seu filho Christopher Tolkien, "Os Filhos de Hurin" e "Contos Inacabados de Númenor":

O SILMARILLION
Relato da Primeira Era do Mundo, quando o primeiro Senhor das Trevas, habitou a Terra Média e os Elfos Superiores o guerrearam para recuperarem os Silmarils. O Silmarillion é um relato dos Tempos Antigos ou da Primeira Era do Mundo.
Em O Senhor dos Anéis foram narrados os grandes acontecimentos do fim da Terceira Era; em O Silmarillion as histórias provêm de um passado muito mais remoto, quando Morgoth, o primeiro Senhor das Trevas, habitou a Terra Média e os Elfos Superiores o guerrearam para recuperarem os Silmarils. O Silmarillion é o produto da fabulosa imaginação do seu autor. É uma obra em que estão presentes, sob a forma do mito e da lenda, os conflitos entre o desejo de dominar o mundo e o poder criativo que provém do desenvolvimento dos valores intrínsecos.

OS FILHOS DE HÚRIN
Muito antes da era de O Senhor dos Anéis, Morgoth, o primeiro Senhor do Escuro, lança uma terrível maldição contra toda a família de Húrin, o homem que tinha ousado desafiá-lo frente a frente. Assim, os destinos de Túrin e de sua irmã Niënor serão tragicamente entrelaçados. A vida breve e apaixonada dos dois irmãos é dominada pelo ódio de Morgoth, que envia seu mais temível servo, Glaurung, poderoso espírito na forma de um enorme dragão de fogo sem asas, numa tentativa de cumprir sua maldição e destruir os filhos de Húrin.

CONTOS INACABADOS DE NÚMENOR
Contos Inacabados de Númenor e da Terra Média é um conjunto de narrativas que vão dos tempos mais antigos da Terra Média até ao fim da Guerra do Anel, incluindo elementos como o relato vivo de Gandalf sobre o modo como enviou os duendes a Bag- End, a aparição de Ulmo, deus do mar, ante os olhos de Tuor na costa de Belerind, e uma descrição rigorosa da organização militar dos Cavaleiros de Rohan.