João Salto

João Salto

O PRINCÍPIO...

Minha foto

A E. M. "João Salto" foi criada pela lei municipal n.º 353, de 25/10/60, pelo prefeito João Salto, autoridades constituídas e demais políticos daquela época, que verificaram a evasão dos jovens que buscavam em outras cidades campo para sua formação profissional. Deu-se o nome de "Escola Técnica de Comércio Municipal de Laranjal Paulista", iniciando suas atividades em um prédio no Largo São João. Depois desempenhou suas atividades no então "Grupo Escolar Quinzinho do Amaral" e em 1968 passou a funcionar no prédio atual. Em 1976, atendeu pelo nome de “Colégio Comercial Municipal de Laranjal Paulista”; em 1977, “Colégio Comercial Municipal “João Salto”; em 1980, Escola Municipal de Primeiro e Segundo Graus “João Salto”; em 1999, Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio “João Salto”; a partir de 2001 até os dias atuais, atende pelo nome de Escola Municipal “João Salto”. Todo ano letivo traz o conhecimento para mais de mil alunos matriculados no ensino fundamental e médio.

UM ESPAÇO A MAIS PARA A NOSSA COMUNICAÇÃO

Disponibilizamos um e-mail para que você possa nos enviar suas fotos, videos, mensagens, dúvidas e outras coisas que possam ser divulgadas no blog ou respondidas. Nos mande a foto ou video que você tem do passeio em classe, alguma matéria que interesse aos seus amigos, algum fato importante... você pode colaborar com a divulagação neste blog. Pedimos que as mensagens enviadas sejam devidamente identificadas e que esteja escrito a autorização da divulgação. Segue o endereço:
emjsalto@gmail.com

domingo, 1 de setembro de 2013

SUGESTÃO DE LEITURA: J. R. R. TOLKIEN


John Ronald Reuel Tolkien o autor que deu origem à literatura de fantasia, aos jogos de estratégia e que criou todo um universo de raiz... a Terra Média. Autor da magnífica trilogia O Senhor dos Anéis e de O Hobbit. Além destas importantes obras, J. R. R. Tolkien também nos deixosu outros livros, menos famosos, mas também muito ótimos para a leitura. Abaixo descrevemos 3 obras, "O Silmarillion" e outros dois que foram iniciados por J. R. R. Tolkien e concluídos pelo seu filho Christopher Tolkien, "Os Filhos de Hurin" e "Contos Inacabados de Númenor":

O SILMARILLION
Relato da Primeira Era do Mundo, quando o primeiro Senhor das Trevas, habitou a Terra Média e os Elfos Superiores o guerrearam para recuperarem os Silmarils. O Silmarillion é um relato dos Tempos Antigos ou da Primeira Era do Mundo.
Em O Senhor dos Anéis foram narrados os grandes acontecimentos do fim da Terceira Era; em O Silmarillion as histórias provêm de um passado muito mais remoto, quando Morgoth, o primeiro Senhor das Trevas, habitou a Terra Média e os Elfos Superiores o guerrearam para recuperarem os Silmarils. O Silmarillion é o produto da fabulosa imaginação do seu autor. É uma obra em que estão presentes, sob a forma do mito e da lenda, os conflitos entre o desejo de dominar o mundo e o poder criativo que provém do desenvolvimento dos valores intrínsecos.

OS FILHOS DE HÚRIN
Muito antes da era de O Senhor dos Anéis, Morgoth, o primeiro Senhor do Escuro, lança uma terrível maldição contra toda a família de Húrin, o homem que tinha ousado desafiá-lo frente a frente. Assim, os destinos de Túrin e de sua irmã Niënor serão tragicamente entrelaçados. A vida breve e apaixonada dos dois irmãos é dominada pelo ódio de Morgoth, que envia seu mais temível servo, Glaurung, poderoso espírito na forma de um enorme dragão de fogo sem asas, numa tentativa de cumprir sua maldição e destruir os filhos de Húrin.

CONTOS INACABADOS DE NÚMENOR
Contos Inacabados de Númenor e da Terra Média é um conjunto de narrativas que vão dos tempos mais antigos da Terra Média até ao fim da Guerra do Anel, incluindo elementos como o relato vivo de Gandalf sobre o modo como enviou os duendes a Bag- End, a aparição de Ulmo, deus do mar, ante os olhos de Tuor na costa de Belerind, e uma descrição rigorosa da organização militar dos Cavaleiros de Rohan.