João Salto

João Salto

O PRINCÍPIO...

Minha foto

A E. M. "João Salto" foi criada pela lei municipal n.º 353, de 25/10/60, pelo prefeito João Salto, autoridades constituídas e demais políticos daquela época, que verificaram a evasão dos jovens que buscavam em outras cidades campo para sua formação profissional. Deu-se o nome de "Escola Técnica de Comércio Municipal de Laranjal Paulista", iniciando suas atividades em um prédio no Largo São João. Depois desempenhou suas atividades no então "Grupo Escolar Quinzinho do Amaral" e em 1968 passou a funcionar no prédio atual. Em 1976, atendeu pelo nome de “Colégio Comercial Municipal de Laranjal Paulista”; em 1977, “Colégio Comercial Municipal “João Salto”; em 1980, Escola Municipal de Primeiro e Segundo Graus “João Salto”; em 1999, Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio “João Salto”; a partir de 2001 até os dias atuais, atende pelo nome de Escola Municipal “João Salto”. Todo ano letivo traz o conhecimento para mais de mil alunos matriculados no ensino fundamental e médio.

UM ESPAÇO A MAIS PARA A NOSSA COMUNICAÇÃO

Disponibilizamos um e-mail para que você possa nos enviar suas fotos, videos, mensagens, dúvidas e outras coisas que possam ser divulgadas no blog ou respondidas. Nos mande a foto ou video que você tem do passeio em classe, alguma matéria que interesse aos seus amigos, algum fato importante... você pode colaborar com a divulagação neste blog. Pedimos que as mensagens enviadas sejam devidamente identificadas e que esteja escrito a autorização da divulgação. Segue o endereço:
emjsalto@gmail.com

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

SUGESTÃO DE LEITURA: LIVROS DE ISAAC ASIMOV

10 Livros de Isaac Asimov para ter na estante...

Bioquímico e escritor, Isaac Asimov foi um dos maiores expoentes da literatura mundial colocando a ficção científica em grande evidência, e antecipando grandes avanços da tecnologia. Entre outros, em seu legado está a criação das três leis da robótica. Nesta lista, 10 livros de Isaac Asimov para ter na estante:
1 - Os Próprios Deuses: Narra a descoberta de uma revolucionária fonte de energia que promete uma nova era para a humanidade. Não só por facilitar a vida de toda a população, permitindo que os cientistas concentrem-se em melhorias para o homem, mas por revelar a existência de um universo paralelo ao nosso.
2 - Fundação: Obra máxima do escritor Isaac Asimov, os três livros que compõem a Trilogia da Fundação foram eleitos, em 1996, a melhor série de ficção científica e fantasia de todos os tempos, superando concorrentes de peso como "O Senhor dos Anéis", de J.R.R. Tolkien, e John Carter de Marte, de Edgard Rice Burroughs. Isso não se deve apenas à combinação perfeita de conflitos épicos e tramas profundas, sempre recheadas de mistério e muita ação, mas também ao fabuloso trabalho de pesquisa e às referencias envolvidas em sua criação.
3 - O Robô de Júpiter: Era o mais importante avanço tecnológico em viagens interplanetárias no século... e um projeto tão revolucionário que somente homens que se agrupavam em uma lua de Júpiter conheciam. No entanto, alguém mais conhecia seus segredos - conhecia tudo, via tudo, ouvia tudo - e estava diabolicamente sabotando a missão ultra-secreta. Quem era o inimigo? Apenas Lucky Starr poderia descobrir.
4 - Eu, Robô: Reúne nove histórias em que a evolução dos robôs e narrada a partir da figura lendária da robopsicóloga Susan Calvin. Da desajeitada e muda babá até a complexidade da máquina de comandar o mundo, os contos mostram os obstáculos superados e os problemas enfrentados pelos pioneiros da ciência.
5 - O Cair da Noite: Dos seis sóis, só restou Beta no céu. Vê? A questão era puramente retórica. Beta estava quase no Zênite, sua luz avermelhada inundava a paisagem com um laranja incomum enquanto os raios brilhantes de Gama morriam.
6 - O Fim da Eternidade: Andrew Harlan é um Eterno: membro de uma organização que monitora e controla o Tempo. Um Técnico que lida diariamente com o destino de bilhões de pessoas no mundo inteiro: sua função é iniciar Mudanças de Realidade, ou seja, alterar o curso da História. 
7 - Histórias de Robôs: Reúne os melhores contos e novelas publicados sobre robôs e computadores, desde o alvorecer do século 20 até o seu término. Nomes ilustres da ficção científica moderna, como Arthur C. Clarke, Philip K. Dick, Lester Del Rey e o próprio Isaac Asimov, levantam aqui questões polêmicas e dilemas morais que se impõem toda vez que se pretende usurpar o caráter divino da criação.
8 - O Cérebro Humano: São os gigantescos hemisférios cerebrais que distinguem o homem de todas as outras formas de vida. São eles que compõem a mente humana e possibilitam tudo o que é próprio do homem, na mais alta concepção.
9 - O Corpo Humano: Em linguagem clara e lúcida, o professor e doutor Asimov, descreve as várias partes do corpo humano em todas as suas maravilhosas estruturas e funções. Um belo livro na apresentação, no conteúdo e no propósito. Recomendado para cientistas e leigos.
10 - Civilizações Extraterrenas: Analisa nesta obra o universo, a vida, a inteligência, baseando suas conclusões em descobertas científicas. O leitor ficará sabendo por que a vida pôde formar-se tal como a conhecemos, e que condições foram indispensáveis para isso... 
 Fonte: http://listasliterarias.blogspot.com.br/2013/06/10-livros-de-isaac-asimov-para-ter-na.html

Nunca ouviu falar em Isaac Asimov? Sua influência em escritores atuais é grande, sendo inclusive produzido um filme de seu livro "Eu, Robô" que você pode conferir acima o trailer: