João Salto

João Salto

UM ESPAÇO A MAIS PARA A NOSSA COMUNICAÇÃO

Disponibilizamos um e-mail para que você possa nos enviar suas fotos, videos, mensagens, dúvidas e outras coisas que possam ser divulgadas no blog ou respondidas. Nos mande a foto ou video que você tem do passeio em classe, alguma matéria que interesse aos seus amigos, algum fato importante... você pode colaborar com a divulagação neste blog. Pedimos que as mensagens enviadas sejam devidamente identificadas e que esteja escrito a autorização da divulgação. Segue o endereço:
emjsalto@gmail.com

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

SUGESTÃO DE LEITURA: LIVROS DE ISAAC ASIMOV

10 Livros de Isaac Asimov para ter na estante...

Bioquímico e escritor, Isaac Asimov foi um dos maiores expoentes da literatura mundial colocando a ficção científica em grande evidência, e antecipando grandes avanços da tecnologia. Entre outros, em seu legado está a criação das três leis da robótica. Nesta lista, 10 livros de Isaac Asimov para ter na estante:
1 - Os Próprios Deuses: Narra a descoberta de uma revolucionária fonte de energia que promete uma nova era para a humanidade. Não só por facilitar a vida de toda a população, permitindo que os cientistas concentrem-se em melhorias para o homem, mas por revelar a existência de um universo paralelo ao nosso.
2 - Fundação: Obra máxima do escritor Isaac Asimov, os três livros que compõem a Trilogia da Fundação foram eleitos, em 1996, a melhor série de ficção científica e fantasia de todos os tempos, superando concorrentes de peso como "O Senhor dos Anéis", de J.R.R. Tolkien, e John Carter de Marte, de Edgard Rice Burroughs. Isso não se deve apenas à combinação perfeita de conflitos épicos e tramas profundas, sempre recheadas de mistério e muita ação, mas também ao fabuloso trabalho de pesquisa e às referencias envolvidas em sua criação.
3 - O Robô de Júpiter: Era o mais importante avanço tecnológico em viagens interplanetárias no século... e um projeto tão revolucionário que somente homens que se agrupavam em uma lua de Júpiter conheciam. No entanto, alguém mais conhecia seus segredos - conhecia tudo, via tudo, ouvia tudo - e estava diabolicamente sabotando a missão ultra-secreta. Quem era o inimigo? Apenas Lucky Starr poderia descobrir.
4 - Eu, Robô: Reúne nove histórias em que a evolução dos robôs e narrada a partir da figura lendária da robopsicóloga Susan Calvin. Da desajeitada e muda babá até a complexidade da máquina de comandar o mundo, os contos mostram os obstáculos superados e os problemas enfrentados pelos pioneiros da ciência.
5 - O Cair da Noite: Dos seis sóis, só restou Beta no céu. Vê? A questão era puramente retórica. Beta estava quase no Zênite, sua luz avermelhada inundava a paisagem com um laranja incomum enquanto os raios brilhantes de Gama morriam.
6 - O Fim da Eternidade: Andrew Harlan é um Eterno: membro de uma organização que monitora e controla o Tempo. Um Técnico que lida diariamente com o destino de bilhões de pessoas no mundo inteiro: sua função é iniciar Mudanças de Realidade, ou seja, alterar o curso da História. 
7 - Histórias de Robôs: Reúne os melhores contos e novelas publicados sobre robôs e computadores, desde o alvorecer do século 20 até o seu término. Nomes ilustres da ficção científica moderna, como Arthur C. Clarke, Philip K. Dick, Lester Del Rey e o próprio Isaac Asimov, levantam aqui questões polêmicas e dilemas morais que se impõem toda vez que se pretende usurpar o caráter divino da criação.
8 - O Cérebro Humano: São os gigantescos hemisférios cerebrais que distinguem o homem de todas as outras formas de vida. São eles que compõem a mente humana e possibilitam tudo o que é próprio do homem, na mais alta concepção.
9 - O Corpo Humano: Em linguagem clara e lúcida, o professor e doutor Asimov, descreve as várias partes do corpo humano em todas as suas maravilhosas estruturas e funções. Um belo livro na apresentação, no conteúdo e no propósito. Recomendado para cientistas e leigos.
10 - Civilizações Extraterrenas: Analisa nesta obra o universo, a vida, a inteligência, baseando suas conclusões em descobertas científicas. O leitor ficará sabendo por que a vida pôde formar-se tal como a conhecemos, e que condições foram indispensáveis para isso... 
 Fonte: http://listasliterarias.blogspot.com.br/2013/06/10-livros-de-isaac-asimov-para-ter-na.html

Nunca ouviu falar em Isaac Asimov? Sua influência em escritores atuais é grande, sendo inclusive produzido um filme de seu livro "Eu, Robô" que você pode conferir acima o trailer: