João Salto

João Salto

UM ESPAÇO A MAIS PARA A NOSSA COMUNICAÇÃO

Disponibilizamos um e-mail para que você possa nos enviar suas fotos, videos, mensagens, dúvidas e outras coisas que possam ser divulgadas no blog ou respondidas. Nos mande a foto ou video que você tem do passeio em classe, alguma matéria que interesse aos seus amigos, algum fato importante... você pode colaborar com a divulagação neste blog. Pedimos que as mensagens enviadas sejam devidamente identificadas e que esteja escrito a autorização da divulgação. Segue o endereço:
emjsalto@gmail.com

sábado, 3 de maio de 2014

VESTIBULINHO ETEC: FAÇA SUA INSCRIÇÃO ATÉ O DIA 07 DE MAIO

INSCRIÇÃO:

https://www.vestibulinhoetec.com.br/inscricao/dados-acesso.asp 

 

 https://www.vestibulinhoetec.com.br/inscricao/dados-acesso.asp

 

O que são as Etecs?

São escolas técnicas mantidas pelo Centro Paula Souza, uma autarquia do governo do Estado de São Paulo. As Etecs oferecerem Ensino Médio, Ensino Médio Integrado ao Técnico e Ensino Técnico, todos gratuitos a seus alunos.

É possível fazer somente o Ensino Médio em uma Etec?

Sim, algumas Etecs oferecem essa possibilidade, ficando a critério do aluno fazer, ou não, um curso técnico em outro período, a partir do 2º ano. Outras Etecs oferecem Ensino Médio integrado ao curso técnico. Nesse caso, o aluno, durante os 3 anos de Ensino Médio, faz um único curso, em período integral, com disciplinas do Ensino Médio e Técnico.

As escolas técnicas ensinam matérias do vestibular?

Sim, as matérias básicas estudadas nas escolas técnicas fazem parte dos vestibulares. Pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação são obrigatórias 800 horas de aula por ano de ensino regular, cujo conteúdo é exigido nos vestibulares.

As Etecs gratuitas têm boa qualidade de ensino?

Há uma gama muito grande de escolas, mas, tal como as universidades gratuitas, há algumas que são referência na educação.

Como posso verificar a qualidade das escolas técnicas gratuitas?

A única avaliação publicada no Brasil que compara escolas distintas é o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado pelo Ministério da Educação (MEC). Algumas escolas técnicas foram destaques, como a ETESP, 9a colocada em São Paulo, e a Etec Parque da Juventude, 3a colocada da Zona Norte. Ambas tiveram notas semelhantes às melhores escolas particulares de São Paulo.

O que é preciso para cursar o Ensino Médio em uma Etec?

No ano em que o aluno estiver cursando o 9º ano do Ensino Fundamental é preciso fazer as inscrições para os vestibulinhos.

O que é o vestibulinho?

É uma rigorosa prova de seleção feita pelas escolas técnicas gratuitas para escolher os alunos que estiverem melhor preparados para ocuparem as vagas, entre todos os que as pleiteiam.