João Salto

João Salto

O PRINCÍPIO...

Minha foto

A E. M. "João Salto" foi criada pela lei municipal n.º 353, de 25/10/60, pelo prefeito João Salto, autoridades constituídas e demais políticos daquela época, que verificaram a evasão dos jovens que buscavam em outras cidades campo para sua formação profissional. Deu-se o nome de "Escola Técnica de Comércio Municipal de Laranjal Paulista", iniciando suas atividades em um prédio no Largo São João. Depois desempenhou suas atividades no então "Grupo Escolar Quinzinho do Amaral" e em 1968 passou a funcionar no prédio atual. Em 1976, atendeu pelo nome de “Colégio Comercial Municipal de Laranjal Paulista”; em 1977, “Colégio Comercial Municipal “João Salto”; em 1980, Escola Municipal de Primeiro e Segundo Graus “João Salto”; em 1999, Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio “João Salto”; a partir de 2001 até os dias atuais, atende pelo nome de Escola Municipal “João Salto”. Todo ano letivo traz o conhecimento para mais de mil alunos matriculados no ensino fundamental e médio.

UM ESPAÇO A MAIS PARA A NOSSA COMUNICAÇÃO

Disponibilizamos um e-mail para que você possa nos enviar suas fotos, videos, mensagens, dúvidas e outras coisas que possam ser divulgadas no blog ou respondidas. Nos mande a foto ou video que você tem do passeio em classe, alguma matéria que interesse aos seus amigos, algum fato importante... você pode colaborar com a divulagação neste blog. Pedimos que as mensagens enviadas sejam devidamente identificadas e que esteja escrito a autorização da divulgação. Segue o endereço:
emjsalto@gmail.com

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

EXERCICIOS DE BIOLOGIA PARA O 2º "A", 2º "B", 2º "C"

EXERCICIOS  PARA OS 2º S  COLEGIAIS – A B C –

        Trabalho  é individual, portanto, cada aluno deverá entregar sua folha contendo as              respostas até dia 28/02/2012
        Será acrescentado pontos à media bimestral para o aluno, em Abril/2012


            PESQUISA  DE ATIVIDADES


1-Diferencie célula animal da célula vegetal quanto à : pagina 130
a)composição química da membrana que as envolve  pg 120 -121
b) as estruturas presentes  no citoplasma pg  130
c)estruturas responsáveis pela produção de Energia  em cada uma delas, cite a matéria prima utilizada  pgs 143-144


2-  Os seres vivos possuem estratégias para a obtenção de Energia ( através das moléculas orgânicas e inorgânicas). Caracterize os seres autótrofos , heterótrofos , e a fermentação.    Pg 54

3-a) Qual é a função destinada à reprodução ?
b) Diferencie Reprodução Sexuada de reprodução Assexuada. Comente  sobre as possiíveis    alterações no seu material genético.
c) Qual delas apresenta maiores probabilidades de mutações  , que, consequentemente favo- recerá o processo de evolução ( aparecimentos de novas espécies )

   4- Leptodactylus labyrinthicus é o nome aparentemente complicado para um anfíbio que ocorre  em brejo do estado de São Paulo. Justifique o uso do nome cintífico em vez de, sim-plesmente, rã-pimenta, como dizem os pescadores.

5-  A égua e o jumento são de  2 espécies  diferentes. Entretanto, os 2 podem cruzar, e o descendente é chamado de burro ou mulo. Como é possível que a égua e o jumento sejam   considerados de espécies diferentes se podem gerar um descendente ?

6- Corrija as forma de escrever os nomes científicos( seguir a Nomenclatura Binomial ).                  Entre  parênteses  estão os nomes   populares.

(milho) –zea mays
(cão) –canis Familiaris
(lobo)-CANIS LUPUS
(caramujo ) -Biomphalaria Glabrata
(cascavel) –Crotalus terrificus
(viúva-negra) – Latrodectus MACTANS
(gorila) – Gorilla gorilla

   

pROF, MARIA DO CARMO