João Salto

João Salto

UM ESPAÇO A MAIS PARA A NOSSA COMUNICAÇÃO

Disponibilizamos um e-mail para que você possa nos enviar suas fotos, videos, mensagens, dúvidas e outras coisas que possam ser divulgadas no blog ou respondidas. Nos mande a foto ou video que você tem do passeio em classe, alguma matéria que interesse aos seus amigos, algum fato importante... você pode colaborar com a divulagação neste blog. Pedimos que as mensagens enviadas sejam devidamente identificadas e que esteja escrito a autorização da divulgação. Segue o endereço:
emjsalto@gmail.com

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

EXERCICIOS DE BIOLOGIA PARA O 2º "A", 2º "B", 2º "C"

EXERCICIOS  PARA OS 2º S  COLEGIAIS – A B C –

        Trabalho  é individual, portanto, cada aluno deverá entregar sua folha contendo as              respostas até dia 28/02/2012
        Será acrescentado pontos à media bimestral para o aluno, em Abril/2012


            PESQUISA  DE ATIVIDADES


1-Diferencie célula animal da célula vegetal quanto à : pagina 130
a)composição química da membrana que as envolve  pg 120 -121
b) as estruturas presentes  no citoplasma pg  130
c)estruturas responsáveis pela produção de Energia  em cada uma delas, cite a matéria prima utilizada  pgs 143-144


2-  Os seres vivos possuem estratégias para a obtenção de Energia ( através das moléculas orgânicas e inorgânicas). Caracterize os seres autótrofos , heterótrofos , e a fermentação.    Pg 54

3-a) Qual é a função destinada à reprodução ?
b) Diferencie Reprodução Sexuada de reprodução Assexuada. Comente  sobre as possiíveis    alterações no seu material genético.
c) Qual delas apresenta maiores probabilidades de mutações  , que, consequentemente favo- recerá o processo de evolução ( aparecimentos de novas espécies )

   4- Leptodactylus labyrinthicus é o nome aparentemente complicado para um anfíbio que ocorre  em brejo do estado de São Paulo. Justifique o uso do nome cintífico em vez de, sim-plesmente, rã-pimenta, como dizem os pescadores.

5-  A égua e o jumento são de  2 espécies  diferentes. Entretanto, os 2 podem cruzar, e o descendente é chamado de burro ou mulo. Como é possível que a égua e o jumento sejam   considerados de espécies diferentes se podem gerar um descendente ?

6- Corrija as forma de escrever os nomes científicos( seguir a Nomenclatura Binomial ).                  Entre  parênteses  estão os nomes   populares.

(milho) –zea mays
(cão) –canis Familiaris
(lobo)-CANIS LUPUS
(caramujo ) -Biomphalaria Glabrata
(cascavel) –Crotalus terrificus
(viúva-negra) – Latrodectus MACTANS
(gorila) – Gorilla gorilla

   

pROF, MARIA DO CARMO