João Salto

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segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

EXERCÍCIOS DE GENÉTICA PARA OS ALUNOS DO 3º "A", 3º "B". 3º "C"

EXERCICIOS DE GENÉTICA PARA OS 3ºS COLEGIAIS – A B C –

        Trabalho  é individual, portanto, cada aluno deverá entregar sua folha contendo as              respostas até dia 28/02/2012
        Será acrescentado pontos à media bimestral para o aluno,em Abril/2012

OS TRABALHOS DE MENDEL . A PRIMEIRA LEI

                                              O INÍCIO DA GENÉTICA

    Muito cedo na história da humanidade, o ser humano notou que existem semelhanças entre pais e filhos. Isso se aplicava não apenas à espécie  humana, mas também aos animais domésticos e às plantas cultivadas. No entanto, o entendimento de como essas  semelhanças eram transmitidas começou a se formar há menos de 140 anos! Por que a compreensão desses mecanismos não ocorreu antes ? Primeiro,  as semelhanças nas famílias não pareciam apontar para nenhuma regra geral. Herdamos, às vezes, a cor dos olhos de nosso pai, a forma do queixo de nossa mãe, a forma da orelha de um tio distante ou o daltonismo de nosso avô materno. Para aumentar ainda mais a confusão, certos caracteres pareciam ser a média entre a característica paterna e a materna.Um exemplo é a herança do tipo de cabelo. Homens de cabe    -los crespos casados com mulheres de cabelos lisos têm,quase sempre, filhos de cabelos ondu- lados, caráter intermediário em relação ao de seus pais.
    Outro fator que atrasou muito a compreensão da herança foi o desconhecimento dos e-  ventos da reprodução.Durante muito tempo não ficou claro, por exemplo, o fato de que os progenitores  de ambos os sexos, tanto em animais como em vegetais, participam da reprodu-   cão, cada um deles fornecendo células sexuais. No caso das plantas, essa noção foi aceita ape-  nas em meados do século XIX, a partir de cruzamentos experimentais.Fica evidente que, enquanto os próprio fatos da reprodução constituíam um mistério para os estudiosos   da vida,   nenhuma teoria podia explicar a hereditariedade de maneira satisfatória.
    Para nós que vivemos no século XXI,pode parecer estranho que conhecimentos tão elementares fossem ignorados durante tanto tempo.Afinal, nos dias de hoje a idéia de gene e   cromossomo, a maneira como elas se distribuem  na divisão celular e o fato do DNA ser o ma   -terial genético são conceitos muito familiares.Até meados do século XIX, no entanto, tudo is   -so era desconhecido;  a hereditariedade ainda não tinha uma explicação científica  .
    Em 1865,   o monge theco Gregor Mendel, fazendo experiências com ervilhas, come-    çou a esclarecer esse problema.Para explicar os resultados que estava obtendo, Mendel supôs a existência de genes(ou fatores) nos organismos e sugeriu um mecanismo de transmissão des    -ses genes de pai para filho.Os biólogos da época, porém, não entenderam a importância    dos trabalhos de Mendel. Foi apenas no ano de 1900, depois da morte do pesquisador, que três ou-   tros cientistas,Correns,Tschermak e De Vries, confirmaram, cada um com seus experimentos, os resultados  e as conclusões de Mendel. È, portanto, em 1900 que se iniciaram as pesquisas sistemáticas  nessa nova ciência, que foi denominada GENETICA.Porém, foi somente por vol   -ta de 1910 que se entendeu que os genes ‘moram’ nos cromossomos, e que são distribuídos às células-filhas nas divisões celulares. Por fim, em 1944, verificou-se que os genes são peda-  ços de DNA.Dessa época em diante, inúmeras pesquisas fizeram com que se entendesse, cada vez melhor, como eles controlam a atividade das células.


INTERPRETANDO O TEXTO


1-    De acordo com o texto, podemos dizer que dois fatores principais adiaram a compreensão dos mecanismos hereditário. Que fatores foram esses ?

2-    Segundo a crença popular, os meninos sempre puxam à mãe, enquanto as meninas sempre se ´parecem com o pai.Qual é a sua opinião a respeito? Algum    trecho do texto contradiz essa afirmação ? Comente sua resposta.

3-    Com as palavras abaixo, construa uma frase que represente uma noção atual e correta das idéias sobre a herança genética:

Cromossomos,genes, transmitidos de pais para filhos, gametas, DNA, óvulos,  espematozóides.


PROF. MARIA DO CARMO